Dia Mundial da Água – Consciência sobre o desperdício

Olá Bloguetes! Dia Mundial da Água – Consciência sobre o desperdício. Hoje é Dia Mundial da água e não só hoje mas todos os dias temos que ter consciência do desperdício que nós que temos água encanada desperdiçamos todos os dias. Nós porque muitas pessoas não tem água disponível nem para beber quanto mais para tomar banho, e muitas pessoas tapam os olhos para essa realidade, e se continuarmos gastando água desse jeito iremos comprometer o futuro do nosso planeta. O desperdício de água no Brasil é muito elevado, atingindo um volume total correspondente a 38,8% de toda a água tratada, segundo dados do Ministério das Cidades.

Em algumas regiões, como o Norte e o Nordeste do país, esse índice ultrapassa os 50%, revelando a carência de medidas para o combate ao desperdício que vão além de uma mera conscientização social da população, isso estamos falando por causa das tubulações com vazamentos e das grandes empresas que não tem programa de como não desperdiçar água nos banheiros e na limpeza. Água é vida, sem água não iremos viver e gastamos mais que as nascentes podem nos dar, o planeta é constituído por 70% da superfície coberta por água, mas vejam alguns dados:

  • 97,5% da água do planeta é salgada e não pode ser usada para consumo humano.
  • Uma pessoa necessita de pelo menos 40 litros de água diariamente para fazer suas atividades, como beber, tomar banho e cozinhar.
  • Atualmente 768 milhões de pessoa no planeta não possuem acesso à água tratada.
  • 2,5 milhões de pessoas não têm acesso a saneamento básico.
  • Anualmente mais de cinco milhões de pessoas morrem em consequência de doenças ligadas à falta de água potável e saneamento básico.
  • Segundo a ONU, em 2030, a população mundial necessitará de 40% a mais de água.

Dia Mundial da Água – Consciência sobre o desperdício

Por isso incentivo quem faz tratamento de água em suas empresas, utiliza para limpeza e descarga água de reuso ou tem captação das águas das chuvas, acredito que as chuvas irão resolver metade dos nossos problemas com abastecimentos, porque nossas nascentes e lençóis freáticos já não estão mais suprindo nossos gastos excessivos, e quem irá salvar nosso planeta são as águas das chuvas e a dessalinização das águas dos mares.

Por isso vim com uma campanha importante de uma empresa que tem essa consciência ecológica, a Ambev acaba de lançar seu mais novo produto: a água mineral AMA, uma grande inovação no mercado de bebidas nacional. Isso porque 100% do lucro das garrafas de água vendidas serão revertidos a projetos de acesso à água potável no semiárido brasileiro. A AMA já está à venda nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e online pelo Emporio.com. Até o fim do ano, chegará em todo o país.

Três comunidades, que reúnem juntas cerca de 3 mil pessoas no interior do Ceará, estado que atualmente mais sofre com a seca no Brasil, vão inaugurar projetos de acesso à água potável na quarta-feira, Dia Mundial da Água. As comunidades ficam nas cidades de Aiuaba, Jaguaruana e Capistrano. Todas elas se localizam em áreas rurais de grave escassez hídrica.

 Os projetos receberam investimentos da AMA para dar andamento a iniciativas locais de abastecimento. A verba investida pela cervejaria viabilizou obras para a perfuração de poços de água e a instalação de micro usinas de energia solar que diminuem consideravelmente o custo de distribuição da água. Depois que os projetos forem inaugurados, eles serão geridos pela própria comunidade.

O parceiro local da Ambev, responsável por administrar a maioria dos sistemas de água rurais do Ceará e que coloca em prática os projetos nas três comunidades, é o SISAR – Sistema Integrado de Saneamento Rural, são equipes técnicas formadas por especialistas em recursos hídricos e assistentes sociais dão a essas comunidades todo o suporte necessário para que as iniciativas se desenvolvam de forma sustentável. Com o apoio da Fundación Avina, ONG que trabalha em prol do desenvolvimento sustentável na América Latina, a Ambev pretende ampliar o programa de apoio para todo o semiárido brasileiro.

De forma totalmente transparente, todas as etapas do projeto AMA são apresentados por meio de uma plataforma digital www.aguaama.com.br com todas as informações do produto, prestação de contas periódicas sobre o lucro obtido com as vendas, investimentos e andamento de cada projeto.

Até o fim do ano, a AMA estará disponível nas redes varejistas de todo o país, e nós iremos conferir estamos sempre de olho!

Tenha consciência, tudo começa dentro da nossa casa, com nossos filhos, eles que irão levar para frente essa consciência, não pense se eles não fazem porque vou fazer, um mundo educado é um mundo salvo.

Bjus de Luz

Gabi

 

Você pode gostar de

1 Comentário

  • Responda
    insure my gadgets
    abril 6, 2017 por 8:35 am

    Klasse Webseite, ich komme sicher mal wieder vorbei. http://inimaga.com/user/profile/14068

  • Deixe uma resposta